Listamos os principais passos para abrir o seu próprio negócio
Ter um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros. Mas você sabe o que é necessário para abrir uma empresa? Há um longo caminho até ter um CNPJ! Nesse artigo você vai saber tudo o que precisa para empreender e ter uma empresa.
Ser dono do seu próprio negócio exige mais do que ter vontade e uma boa ideia. É necessário muita pesquisa e planejamento. É essencial estudar o mercado, conhecer a concorrência, definir como irá se posicionar com sua marca, montar um plano de marketing e as projeções financeiras, entre outras coisas.
Antes de iniciar o processo de abertura da empresa, algumas coisas precisam ser definidas por você:
Os passos para abrir sua empresa
Nesse primeiro passo está a elaboração do Contrato Social. Para evitar problemas futuros, o nome e o objeto social da empresa precisam ter a disponibilidade verificada para a elaboração do documento.
No Contrato Social serão definidas as atividades da empresa, a participação de cada sócio no capital do empreendimento, modelo tributário, entre outros.
Aliás, esse é momento adequado para verificar se a sua empresa se enquadra no Simples Nacional.
Após a elaboração do Contrato Social, é hora de registrar a sua empresa na Junta Comercial do Estado ou no Cartório de Pessoas Jurídicas.
Com esse registro, a empresa existe oficialmente, mas ela ainda não pode começar a funcionar. E nesse momento é hora de obter o CNPJ, esse passo é feito na Receita Federal.
Se você vai trabalhar com produção de bens ou vendas de mercadorias, deve ter a Inscrição Estadual.
Já se você vai prestar serviços, deve ter o Registro Municipal.
Depois desse passo, a sua empresa poderá finalmente começar a operar. O Alvará de Funcionamento precisa ser concedido pela Prefeitura da Cidade que a sua empresa irá atuar.
Também há o APPCI – Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio – que avalia o edifício e o grau de risco de incêndio dele. Ele é expedido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado.
Para a sua empresa poder operar legalmente, é necessário que esteja cadastrada na Previdência Social, mesmo que não tenha colaboradores inicialmente, e que o Aparato Fiscal esteja pronto e registrado.
O processo de abertura de uma empresa requer atenção há muitos detalhes. E a orientação de um contador experiente vai ajudar você a abrir a sua empresa de uma forma mais rápida, fácil e segura.
Equipe GSi Brasil Contabilidade